sexta-feira, setembro 15, 2006

O Forum Dos Empreendimentos

Boa tarde
Primeiro que tudo, quero afirmar que nunca fui utilizador de foruns, pelo que esta foi a minha primeira experiência no género. Este facto tem proporcionado alguns problemas no regular funcionamento do mesmo, pelo que admito que a administração e gestão do mesmo não tem decorrido da melhor maneira possível, em virtude do pouco conhecimento que possou sobre este ambiente virtual.
Nos últimos dias tenho analisado em pormenor o rumo que o Forum dos Empreendimentos das Galinheiras e Ameixoeira está a tomar, nomeadamente o perigo de descaracterização do mesmo face aos objectivos que levaram á sua criação.
Para além desta análise pessoal, a mensagem de um membro exterior à nossa comunidade (Paco...) continha elementos e informações (nomeadamente algumas críticas à minha acção como administrador do Forum que eu aceito como estando totalmente correctas) que me fizeram decidir por tomar algumas atitudes no que diz respeito ao Forum, no sentido de melhorar a sua qualidade e o seu sentido positivo para a comunidade.
Desta forma, cheguei a diversas conclusões :
- A partir desta data deixarei de colocar mensagens no Forum, excepto aquelas que possam decorrer da acção do administrador para assegurar o normal funcionamento do Forum, ou aquelas cujo teor, única e exclusivamente de carácter informativo e com sentido positivo, possam ter inequívoca utilidade para o tópico em questão.
- Tal não significa que abdique da minha capacidade e direito de intervenção no que diz respeito à comunidade, sendo que a partir deste momento intervirei única e exclusivamente no blog, como sempre o fiz.
- Alargar o âmbito da moderação do membro Patrícia Gaspar para todos os diversos sub-foruns, que, na minha opinião, tem demonstrado desde o início a capacidade e bom senso necessários para exercer em conformidade a sua função de moderação.
- No seguimento da auto-crítica que fiz, reconheço que a moderação dos foruns não tem conseguido, muitas vezes, aplicar convenientemente as regras estabelecidas. Desta forma, farei um esforço para que as mesmas sejam aplicadas de uma forma determinada, independentemente do membro em causa (incluíndo obviamente a minha pessoa), seja através do apagar ou bloqueio de tópicos e mensagens ou a sua simples edição. Solicito também um esforço acrescido da parte dos moderadores para esta realidade, tendo presente que ter-se-à sempre que justificar as acções a tomar, com carácter pedagógico.
- Tal não significa que os membros do Forum cujas mensagens sejam alvo da intervenção do administrador e/ou moderadores vejam qualquer forma de censura ou atitude negativa. A intervenção de todos é necessária e salutar, mas alguém tem que aplicar as regras necessárias num espaço de intervenção como é o Forum. Não gostaria de ver alguém a abandonar o Forum só porque a mensagem foi editada ou o tópico bloqueado. Mas se tal acontecer, este será o preço a pagar pela correcta utilização deste espaço virtual. Peço, portanto, compreensão a todos os membros em relação a esta realidade.
- Uma das regras que irá prevalecer a partir de agora no Forum será a impossibilidade de edição de mensagens. Nos casos em que tal ocorra, o moderador deverá avisar por MP o membro em questão, sendo que em caso de reincidência deverá ser banido. Nos casos em que o membro deseje acrescentar algum ponto ou fazer uma rectificação à mensagem, deverá criar uma nova mensagem com o texto final, indicando que é uma mensagem de edição e com a citação da mensagem a que pretende colocar alterações. Excepções a esta regra só depois de solicitadas por MP aos moderadores e administrador do Forum e autorizadas por estes, indicando o motivo das alterações.
- No que diz respeito aos sub foruns dos Classificados, a sua criação esteve ligada à ideia de criar um espaço no Forum onde os membros pudessem trocar/vender/dar/comprar (por ex. mobilias, maquinas domésticas, tampos de cozinha computadores, etc) e obter a indicação de prestação de serviços úteis para a comunidade, mas sempre de carácter não comercial!! Desta forma, irei apagar todos os tópicos e mensagens que não se integrem neste espírito dos foruns.
Por agora é tudo, sendo que todas as contribuições e sugestões para um melhor funcionamento do Forum são bem vindas

1 comentário:

Unknown disse...

Exmos Condominos do Corpo D,
venho pela mesma solicitar uma solução a uma questão que me foi exposta por um vizinho,a qual não consigo nem compreender nem arranjar uma solução,visto partilharmos todos o mesmo espaço de estacionamento...foi-me comunicado pelo Sr. Rafael Salgado 1 dos administradores do lote7 D
quando estacionasse o meu veiculo e para sair do mesmo,não pisar o seu lugar de estacionamento que lhe custou 9 mil
euros,infelizmente como é de conhecimento de todos é impossivél que cada um de nos ao sair de suas viaturas não "voa",pois a minha questão é a seguinte tendo eu um filho e a única maneira mais comoda de retira-lo da minha viatura é estacionando o meu veiculo de costas,ficando o meu lugar de saida virado para o lado do Sr. Rafael,estando eu dentro do meu lugar de estacionamento e para sair da viatura tenho que pisar o lugar do Sr. em questão e ao demais ao estacionar a minha viatura desta forma e como sou uma pessoa civilizada,para poder facilitar também a vizinha do lado que tem 2 crianças e lhe é mais comodo sair da sua viatura desta forma questiono-me então como poderia fazê-lo para sair do meu veiculo..parece-me que isto é um problema do construtor que infelizmente não fez os espaços de estacionamento suficientemente largos para que cada um de nos saia
das suas viaturas sem ter de pisar o lugar do vizinho do lado.
terminando esta questão o que para mim ainda é mais grave é saber como é possivél que alguém tão inconsciente e sem qualquer tipo de civismo para com os seus vizinhos possa administrar seja o que fôr...
Para mim para além de ridicula e de ser uma tremenda palhaçada lamentavél,que me choca profundamente ter de viver ao lado de alguém tão brutesco e bossal é o facto da pessoa em questão não ter mais nada com o que se preoucupar para me vir advertir duma situção tão ridicula como esta...Agradecia que alguém me pudesse ajudar a arranjar uma solução pois continuo estupfacta e sem qualquer tipo de resposta a tal problema. Sandra