terça-feira, fevereiro 21, 2006

Colocação de gradeamento nas janelas

Como alertei no post Aspectos a Melhorar as janelas da cozinha dos fogos do edifício em quarteirão não dispõem de estores ou qualquer protecção adicional contra intrusão, situação que se agrava em relação ás janelas que são acessíveis a partir do varandim de circulação, e em relação aos fogos situados no R/c.

Para minorar este problema de segurança, uma das soluções passa pela colocação, por parte dos proprietários, de gradeamentos nas janelas.

Alguns proprietários já o fizeram, ou estão a estudar esta solução, tendo recebido um email de uma vizinha que já efectuou a encomenda de gradeamentos de protecção com características que considero as mais adequadas para o imóvel, tendo em atenção a parte estética e praticabilidade, aliada à segurança proporcionada.

A solução por ela encontrada passa pela colocação de grades de armónio/lagarto ( que abrem ) com duas folhas ( ou seja abre uma para cada lado) com fechadura central ( que fecha tipo as portas, para cima e para baixo), podendo ser colocadas do lado de dentro da janela, ou por fora.

Segundo o que a vizinha me informou, cada inquilino poderá colocar grades sem qualquer restrição, do lado de dentro da habitação, sendo que para colocar do lado de fora é necessária uma licença da câmara ou depois o acordo do condomínio, mas isto apenas na fachada principal. Ou seja, no pátio, nao é necessario qualquer licença. ( Informações dadas por telefone pela Camara e HSE).

De qualquer forma, não posso deixar de chamar a atenção que qualquer alteração estética negativa nos prédios constitui uma menos valia para todos, pelo que seria bom que todos tivessem a máxima preocupação com a vertente estética, bem como tentassem harmonizar as grades a colocar, de modo a não destoarem umas das outras.


No caso de alguém desejar algum esclarecimento em relação a este aspecto, nomeadamente no que diz respeito ao gradeamento a colocar, enviem-me um email, por favor.

15 comentários:

Ana disse...

desculpe a ignorancia, onde fica o empreendimento das galinheiras?
quero fazer um link no meu blog, mas gostava de saber onde fica primeiro.

Sérgio disse...

Ana,
Senão estou em erro (algo que o João Pinto certamente corrigirá), o empreendimento situa-se a norte, perto da Rotunda Norte da Alta.
Pode visualizá-lo na figura que abre o artigo anterior a este - encontra-se assinalado por uma das 2 setas a preto (a mais à esquerda que é também a menos visível).

João Pinto disse...

Ana, bom dia, e obrigado pela visita ao blog. o empreendimento situa-se exactamente onde o Sérgio Sá indicou, conforme pode verificar pelo post: http://empreendimentodasgalinheiras.blogspot.com/2006/01/empreendimento-das-galinheiras.html
Desculpe ser assim, mas ainda não sei fazer aqui um link como o Sérgio fez (ainda tenho alumas coisitas para aprender);-)

Ana disse...

obrigada
vou adiciona-lo
bem-vindo a vizinhanca
fica entao mesmo ao pe do forte da ameixoeira.
sabe quais sao os planos para essa area?

Anónimo disse...

Eu moro num primeiro andar e vou colocar grades nas janelas viradas para o patio (cozinha e quarta) uma vez que aquela disposição não me ofereçe muita segurança. Pelo que entendo não é necessario pedir qualquer tipo de autorização pois não?
Obrigado este blogger está muito bom. Parabens!!!

Anónimo disse...

Pelo o que me foi informado, tanto pela CML e HSE ao telefone, a casa é sua, ou seja, se colocar do lado de dentro das janelas/casa, ninguem tem nada a ver com isso. Se quiser colocar por fora, tenha em atenção que só do lado do patio nao é necessaria licença, pois na fachada principal é.

Na cozinha coloquei do lado de fora as grades, pois nao tem estore, mas no quarto tive de colocar do lado de dentro pois não existia por fora espaço suficiente para fixar as grades sem correr o risco de quebrar a pedra, mas nem todos os predios e blocos estão iguais nas janelas, uns teem mais espaço no exterior que outros.

Já lá tiveram pessoas da Hagen a arranjar pequenas coisas na minha habitação e não me disseram absolutamente nada à cerca das grades.
Qualquer coisa dei ao nosso caro João Pinto os contactos do senhor que me colocou as grades, poderá ver o resultado noutro post que o João Pinto criou no blog com fotos.

Anónimo disse...

Eu estou a pensar em colocar estores na janela da cozinha, pelo que entendo não será necessario pedir qualquer tipo de autorização? O meu é um primeiro andar no quarto vou colocar grades mas na cozinha uma vez q não está directamente virada para o varandin vou colocar só estores apesar de ter algumas duvidas se n seria mais seguro colocar também grades. Parabens pelo blog

João Pinto disse...

Boa noite Ana

Espero contar com os seus comentários e emails neste blog que, acima de tudo, é de todos nós!
Quanto à questão dos estores, não é necessário pedir autorização desde que coloque as grades/estores do lado de dentro da casa, a não ser que seja virado para o pátio, pois aí também pode colocar do lado de fora sem pedir autorização. Mas atenção, quando o condomínio estiver constituído, será necessário pedir autorização ao condomínio.
Melhores cumprimentos

Joao Pinto

Anónimo disse...

boa noite.Gostaria de saber na situaçao de n ter condominio costituido e na necessidade de colocar mobilia em casa se tenho q primeiro deixar que me "entrem" em casa p depois meter uma grade numa janela q nem estores tem!

João Pinto disse...

Bom dia, em resposta ao comentário, relembro o que escrevi no post:
"Segundo o que a vizinha me informou, cada inquilino poderá colocar grades sem qualquer restrição, do lado de dentro da habitação, sendo que para colocar do lado de fora é necessária uma licença da câmara ou depois o acordo do condomínio, mas isto apenas na fachada principal. Ou seja, no pátio, nao é necessario qualquer licença. ( Informações dadas por telefone pela Camara e HSE).

De qualquer forma, não posso deixar de chamar a atenção que qualquer alteração estética negativa nos prédios constitui uma menos valia para todos, pelo que seria bom que todos tivessem a máxima preocupação com a vertente estética, bem como tentassem harmonizar as grades a colocar, de modo a não destoarem umas das outras."

Ou seja, com este post apenas quis chamar a atenção para que os vizinhos tivessem a preocupação de tentar harmonizar a estética das grades a colocar. Quanto às restantes informações limitei-me a deixar aqui uma informação que me foi prestada relativamente à colocação de grades.

Anónimo disse...

boa noite
foi a 1 vez q entrei no blog e é uma excelente ideia,visto ser impossivel conhecermo-nos todos,e assim,trocaremos ideias.a colocação de grades na janela da cozinha para mim foi prioritário,é uma grade em lagarta e abre para um lado,os orçamentos em média,oiço falar em 250€ a minha foi 125€,tem qualidade e a cor é igual aos corrimões exteriores.
boa noite luis f.

rychtalskasalki disse...

boas,
pois meu caro anomimo do comentario sobre o orcamento das grades a 125euros gostaria de lhe pedir o contacto da empresa que efectua esse servico visto tambem querer efectuar a mesmo no meu r/c na fachada principal da parte de dentro.
Deixo tb o meu email caso o queira fazer em privado. bmslourenco@yahoo.com
caso alguem mais m possa aconselhar fico tb mt grato.
Parabens pelo blog, cumprimentos a todos

luclix disse...

bom dia podem me dar o contacto das empresas para colocar as grades de segurança lagarto a 125 euros? ou mais barato ainda

agradeço a ajuda é urgente

lurdesmartins@iol.pt

obrigado

rychtalskasalki disse...

cara lurdes martins acabei por optar pela solucao de meter etores termicos com uma barra de seguranca de aluminio exturdido e estou mt satisfeito, mais estetico mais barato... contactei a mesma firma k forneceu os estores pra construcao e substitui todos eu mesmo, http://www.pai.pt/estores-e-persianas/nacional-estore-ind%C3%BAstria-e-comercializa%C3%A7%C3%A3o-de-estores-lda/y:PT_53794817_9999_12__1.html

Anónimo disse...

bom comeco