terça-feira, janeiro 24, 2006

Aspectos a melhorar

Apesar de estarmos bastante satisfeitos com o fogo que nos está neste momento atribuído, não deixamos de tecer algumas críticas a alguns aspectos que julgamos serem de fácil resolução:

1 - Os portões de entrada/saída da garagem do bloco não são basculantes, ao contrário do que indicava o mapa de acabamentos fornecido aos concorrentes por altura do concurso que indicava "portão basculante tipo novoferm Alsal. Mod. Portão Delta", sendo constituidos por dois conjuntos de 2 portas com abertura manual (1 de entrada e 1 de saída). Julgo que, atendendo sobretudo a questões de segurança, não se entende que não tenha sido contemplada a abertura à distância das portas da garagem, constituíndo uma via para a ocorrência de assaltos e vandalismo aos moradores, quando estes saírem das viaturas para abrir ou fechar os portões.

2 - A parte lateral dos prédios (relembre-se que se trata dos edificios em quarteirão) encontra-se aberta para o exterior a partir do 1º andar (que, derivado da inclinação da rua em alguns pontos situa-se quase ao nível de um R/c), tendo uma protecção tipo varandim de metal de +/- 1 metro e meio. Verificámos que devido às entradas dos edificios terem uma pala, é com extrema facilidade que alguém salta para a referida pala e sobe para o primeiro andar através do referido varandim, entrando desta forma nos edificios.

3 - Os acessos aos apartamentos é efectuado através de uma varanda que circunda o interior dos edificios. A entrada nas fracções é protegida por portas de segurança completas tipo Hormann (de acordo com o mapa de acabamentos). Todavia, a janela da cozinha da fracção que nos foi atribuída (e todas as outras, presumo), e que se encontra virada para a referida varanda de circulação, nem sequer estores tem, estando completamente desguarnecida para qualquer tentativa de entrada na fracção. Uma pergunta apenas me ocorre, porquê tanta segurança na entrada das fracções, quando a janela da cozinha (e a única que dá acesso à varanda de circulação, pelo menos na minha fracção), nem sequer estores tem, que sempre fornecem uma protecção adicional para evitar a ocorrência de intrusões???

No seguimento do exposto, perguntamos:

PONTO 1 :
- Razões da modificação do tipo de portão em relação ao indicado no mapa de acabamentos??
- Será que existe a possibilidade (tendo em atenção o tipo de portão de acesso à garagem colocado) de se efectuar posteriormente a motorização dos portões, com o respectivo accionamento à distância?? Ou tambem será necessário, para que tal aconteça, substituir os portões??

PONTO 2 :
- Qual a possibilidade de resolução da situação acima descrita e forma de a solucionar (colocação de barras em metal do mesmo tipo do que é feito o varandim colocado, horizontal ou verticalmente a toda a altura da abertura, de modo a impedir a passagem de pessoas?? )

PONTO 3 :
- De que forma se ultrapassa a situação descrita??? Colocação de estores nas fracções em que as janelas da cozinha dêem para a varanda de acesso aos apartamentos?? Modificação do tipo de janela?? Colocação de grades exteriores ou interiores??


Como podem verificar, são pormenores que podem fazer a diferença para uma melhor qualidade de vida e que julgo não serem dispendiosas de concretizar durante a construção. Porque razão é que não levaram em consideração estes factores???
Pensamos que por descuido e desleixo quer da parte da H.S.E. mas, sobretudo da Câmara de Lisboa, que, como entidade estatal que é, deveria zelar pela nossa segurança e comodidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também me foi atribuído um ímovel no empreendimento referido no seu blog. Identifico-me em tudo o que está escrito por si. Para além disso, verifiquem pela ultima visita que fiz ao mesmo, o facto de os parqueamentos apresentarem fendas por todo o pavimento que foram "disfarçados" com um genero de cola. Verifiquei também que os valores das areas apresetados são aparentemente virtuais, no caso das arrecadações é à descarada...

As respostas que tenho obtido por parte do pessoal HSE/CML são sempre as mesmas, nunca ninguem sabe nada, ou nunca é da sua competencia ou seja nunca ninguem tem responsabilidade.

Mauro Gonçalves