segunda-feira, janeiro 23, 2006

Atribuição dos fogos



Em Março de 2005 foi publicada a primeira listagem com a atribuição dos fogos do concurso relativo ao empreendimento Ameixoeira-Galinheiras, bem como o mapa de candidatos suplentes. O sorteio contemplou-me com uma habitação T4 nas Galinheiras, com dois lugares de estacionamento.
Apesar das dificuldades inerentes à falta de informação prestada aos concorrentes, visitámos o local das obras. Depois de conseguirmos detectar o prédio e a fracção que nos tinha sido atribuída, constatámos que as obras estavam avançadas, quase na fase de acabamentos.
Verificámos diversas situações um pouco caricatas, como o facto de existir uma despensa perto da cozinha que não aparecia na planta fornecida pelo construtor, mas, apesar das áreas serem relativamente pequenas, ficámos contente com o imóvel, sendo que os espaços de estacionamento eram muito bons!!
todavia, numa análise mais apurada, verificámos algumas situações que, para nós, eram (e são) incompreensíveis:
- O bloco em questão (que compreende 3 prédios), é o único de todo o empreendimento das Galinheiras que tem 4 andares (para além do R/c obviamente). A lei, ao que parece, obriga à construção de um poço de elevador mas, como a altura atingida pelo prédio é inferior a 11,5 metros, não é obrigatória a instalação do elevador. Desta forma a única maneira de colocar um elevador seria os condóminos, no futuro, suportarem essa despesa. A nós, que tinha calhado em sorte o 3º andar, significava que, vindo da garagem, teriamos que subir 4 andares pelas escadas (claro, pior sorte teria o vizinho de cima).
- Mas, a situação que tornava verdadeiramente insustentável a nossa relação com a casa atribuída, passava pelo facto de as escadas do prédio serem totalmente abertas para o exterior (vidé fotografias), à mercê da chuva, vento e frio e olhares indiscretos de qualquer pessoa exterior ao imóvel. Pior ainda, qualquer pessoa consegue infiltrar-se no prédio pelas escadas, visto que ela é totalmente aberta ao exterior, desde o R/c., tendo apenas um pequeno gradeamento tipo corrimão.
Para além do já referido, a janela mais próxima do vão das escadas, e que pertence à varanda da cozinha, é facilmente acessível a partir das mesmas, conforme, aliás, foi referido por um elemento da construtora, e não é fechada.
Sim, são as pessoas que lá trabalham que alertam para estas questões.As mesmas que me referem que a qualidade de construção é muito boa, que os materiais que lá estão são de boa qualidade.
Com estes problemas referenciados, reclamei junto da Câmara Municipal de Lisboa, com resultados nulos. Só me restou tentar a troca de fogo, o que consegui. Num próximo post irei falar sobre a reclamação que efectuei junto da Câmara Municipal de Lisboa e sobre o novo fogo atribuído.

Sem comentários: