O Eixo Norte Sul é, como já escrevemos, uma obra fundamental para o acesso à zona do Empreendimento das Galinheiras, e para toda a zona da Alta de Lisboa, juntamente com a Av. Eng. Santos e Castro.
Em relação ao lanço em construção entre a Av. Padre Cruz e o nó de ligação com a CRIL, o que mais interesse tem para os moradores das Galinheiras prende-se com o nó do Alto do Lumiar, que se desenvolve em torno de uma rotunda (pelo que li, a maior do país) onde irá também terminar a Av. Eng Santos e Castro.
De acordo com os esquemas incluídos no Estudo de Impacto Ambiental da Obra (ver figuras) parece-me que o único acesso à rotunda (para além, claro, de quem vem do Eixo Norte Sul ou da Av. Santos e Castro) é efectuado por uma via a meio da rotunda do lado da actual zona da Feira das Galinheiras.
Por um lado, parece-me que, para uma rotunda tão grande, são escassos os acessos para o trânsito local. Por outro, não consigo perceber a razão da não existência de qualquer saída da rotunda no lado contrário ao da Feira das Galinheiras, o que permitiria escoar o trânsito para a zona das Galinheiras, Fetais, Zona sul da Ameixoeira, por exemplo.
Existe algo de muito errado nisto e, pelo menos da minha parte, vou tentar perceber o porquê desta opção junto dos responsáveis das Estradas de Portugal.
De qualquer forma, junto umas imagens tiradas hoje no local das obras, para aguçar um pouco o apetite, apesar de, infelizmente, ainda demorar algum tempo até podermos usufruir integralmente desta obra rodoviária.
Vias de entrada e saída (sentido Cril-Padre Cruz) para o Nó do Alto do Lumiar do Eixo Norte Sul
Viaduto sobre a Estrada Militar (Junto zona da Feira das Galinheiras)
Nó do Alto do Lumiar.
5 comentários:
Bom post João :)
Caro jvieira,
Obrigado pela visita ao blog. Desculpe contrariar, mas se abrir as fotografias verificará que elas são de dimensão bastante razoável (por vezes, depois de clicar em cima das fotografias, e se clicar novamente na foto aberta ela ainda aumenta de resolução)
Um abraço
Joao Pinto
Boa tarde rodrigo,
Obrigado pelo elogio, ainda por cima vindo de alguém que participa num blog de referência como o Viver na Alta de Lisboa.
Um abraço
Joao Pinto
As fotos são documentos reais.E sobre o projectado para o cruzamento e acessos do eixo com Padre Cruz?
Por que nao:)
Enviar um comentário