quarta-feira, outubro 25, 2006

Abaixo Assinado na Alta de Lisboa

Numa fase em que estamos a ultimar dois abaixo-assinados para fazer chegar a diversas entidades, o excelente blog Viver na Alta de Lisboa está também a organizar um abaixo-assinado, com especial enfoque nas questões de mobilidade e acessibilidade da Alta de Lisboa.

Toda e qualquer melhoria em termos de acessibilidade que ocorra na zona de intervenção da Alta de Lisboa (que, como sabemos, se situa paredes meias com os nossos empreendimentos), ir-se-á repercutir favoravelmente na nossa zona, pelo que convido todos a participarem no abaixo-assinado, bem como efectuar a sua divulgação pelos meios ao alcance).

Junto se transcreve o texto integral do abaixo-assinado, que pode ser encontrado AQUI:

Exmos. Senhores
Presidente António Carmona Rodrigues,
Vice-Presidente Carlos Miguel Fontão de Carvalho,
Vereadora Marina Ferreira,
Vereador Pedro José Del-Negro Feist,
Vereadora Gabriela Seara,
Vereador António Manuel Pimenta Prôa,
Vereador José Manuel Amaral Lopes,
Vereador Sérgio Lipari Pinto,
Vereadora Maria José Nogueira Pinto,
Vereador Manuel Maria Carrilho,
Vereador Nuno Gaioso Ribeiro,
Vereadora Natalina Moura,
Vereador António Manuel Dias Baptista,
Vereadora Isabel Seabra,
Vereador Ruben Luís Tristão de Carvalho e Silva,
Vereadora Rita Conceição Carraça Magrinho,
Vereador José Sá Fernandes,

Mais uma vez a Alta de Lisboa, projecto urbanístico pensado de raiz, exemplo infelizmente escasso em Portugal, foi usado como trunfo e com orgulho pela CML para mostrar obra feita, um ano após a tomada de posse, em directo na TSF, na manhã de segunda-feira, dia 23 de Outubro de 2006.

Sabem concerteza V. Exas que a Alta de Lisboa é um projecto no qual a CML sempre teve um papel importante, por ter lançado a ideia nos anos 80, pelo então presidente Eng. Krus Abecassis, e por ser também não só um agente regulador da construção, como também um elemento preponderante para o evoluir do projecto por lhe caber a si a obrigação da compra ou expropriação dos terrenos necessários para a construção de prédios, vias rodoviárias, parques verdes, equipamentos e escolas, no âmbito do contrato inominado entre CML e SGAL.

O sucesso de um projecto com a dimensão da Alta de Lisboa, será sempre associado à CML, para o bem e para o mal. E vendo que a CML tem aproveitado promover-se, sempre que pode, mostrando "obra feita" na Alta de Lisboa (mesmo que tenha sido a entidade privada com quem se associou a fazer a mesma obra), parece-nos injusto esquecerem-se e adiarem imbróglios burocráticos que não se justificam face aos prejuízos que causam a todos os munícipes que V. Exas. representam.

Neste momento residem nesta zona de Lisboa cerca de 20000 moradores. Por diversos atrasos, as vias rodoviárias estruturais desta zona, Eixo Norte-Sul e Av. Santos e Castro e Eixo Central, estão inacabadas e ainda inutilizáveis, pelo que as vias de acesso a toda esta grande área urbana se reduzem a 4 ou 5 estradas de uma faixa de rodagem para cada lado. O trânsito é caótico nas horas de ponta, diminuindo a qualidade de vida de todos.

Sabemos que apostar num projecto em construção implica ser-se paciente com o tempo natural que demora uma cidade a construir-se e a cristalizar-se, mas não é isto sinónimo de ser-se tolerante com atrasos burocráticos que penalizam ainda mais quem ajudou e acreditou num projecto patrocinado e dinamizado pela CML.

Assim consideramos urgente a resolução dos seguintes pontos:

1. Concretização dos acordos já conseguidos entre CML e proprietários dos Armazéns Ruela para a compra dos terrenos necessários para a construção da Rotunda Este da Av. Santos e Castro.

2. Aprovação final do empreiteiro que irá construir a Porta Sul, a ligação entre a Av. Santos e Castro e a 2ª Circular, essencial para a ligação ao resto da cidade.

3. Transferência do actual Centro de Saúde, que ocupa um barracão sem as condições mínimas que qualquer um dos Srs. exigiria no tratamento de um vosso familiar, para o recentemente construído numa das lojas do Condomínio da Torre. Esta transferência está adiada há cinco meses também por pormenores burocráticos. A libertação do terreno ocupado pelo barracão é necessária para a se avançar com o tramo central do Eixo-Central, ex-libris da Alta de Lisboa, continuação das Avenidas de Lisboa.

4. Celeridade na deslocação dos moradores de Calvanas para as novas casas já concluídas, projecto do Arqº. Frederico Valsassina, o que irá possibilitar o avanço da Av. Santos e Castro, a construção do tramo sul do Eixo Central e a construção de mais um espaço verde para a cidade de Lisboa, o Parque Sul.

Cada um de nós tem um papel diferente nesta enorme peça de teatro, mas é saudável que queiramos todos desempenhá-lo o mais competentemente possível. Não imaginamos a ordem de grandeza de preocupações que o vosso papel implica, na quantidade de solicitações que vos esquarteja, mas parecem-nos ser estes alguns dos processos adiados por inércia que, a cada dia que passa, aumentam o prejuízo para todos. Não se justifica por isso adiar o inadiável.

Confiando na vossa boa fé, determinação, capacidade de reacção e competência, desejamo-vos a todos sucesso para a continuação dos vossos mandatos e que nunca nos esqueçamos, todos, do que é construir uma cidade, do que é buscar qualidade de vida, do que é servir a causa pública.

Os nossos melhores cumprimentos,

os munícipes de Lisboa abaixo assinados”

10 comentários:

Anónimo disse...

Sérgio Lipari Pinto esteve envolvido na gestão ruinosa da empresa municipal Gebalis. Quando Sérgio Lipari era director-geral da Gebalis esta empresa subcontratou o escritório de Sérgio Lipari.
Quando era presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica Sérgio Lipari enganou o Montepio que apresentou queixa crime contra Sérgio Lipari por causa de uns apartamentos no Algarve.
Sérgio Lipari fez-se passar por advogado no tribunal quando Sérgio Lipari estava suspenso na Ordem dos Advogados e Sérgio Lipari cometeu o crime de usurpação de funções.

Anónimo disse...

A propósito de Sérgio Lipari Pinto é fundamental ler o artigo do Diário de Notícias de 30 de Maio de 2007 com o título “Carmona diz-se enganado por ex-vereador do PSD”.
Carmona Rodrigues esclarece que Sérgio Lipari Pinto criou uma situação “muito estranha” e que Sérgio Lipari Pinto “sempre foi uma figura que suscitou alguma controvérsia dentro e fora da Câmara”. O ex-Presidente assume que a situação criada por Sérgio Lipari Pinto não era normal. Carmona acrescenta que Sérgio Lipari Pinto tomou uma atitude “extraordinária”. Carmona afirma que “havia muitas coisas que ele fazia que eu não sabia”, referindo-se a Sérgio Lipari Pinto. Além disso informa que Sérgio Lipari Pinto apenas despachou um entre 200 processos que tinha em mãos relativamente a atribuição de habitação social. Certamente porque Sérgio Lipari Pinto estava ocupado a fazer as tais coisas que Carmona não sabia. O ex-Presidente da Câmara diz que relativamente a Sérgio Lipari Pinto “podia ir logo para a guerra e tirar-lhe as competências”, mas preferiu atingir Sérgio Lipari Pinto de outra forma e dar-lhe “uma bofetada de luva branca”. Carmona Rodrigues é peremptório e diz que perdeu “claramente” a confiança em Sérgio Lipari Pinto.

Anónimo disse...

Quanto ao Dia do Vizinho, segundo o Diário de Notícias de 2 de Junho de 2007 os administradores da Gebalis consideram que o responsável pela situação lamentável é Sérgio Lipari Pinto ainda por cima tendo em conta que Sérgio Lipari é funcionário da empresa com licença de férias desde que deixou de ser vereador na CML. Por seu lado Sérgio Lipari Pinto disse estar inocente e que “nunca iria usar nada da empresa em meu favor”. A vereadora Ana Sara Brito garantiu que o episódio gerou “algum mal-estar”.
Relativamente a Sérgio Lipari Pinto, o vereador Ruben de Carvalho já declarara que o processo da Gebalis “põe em causa a capacidade do vereador Lipari Pinto para ocupar um cargo público” (Diário de Notícias de 23 de Fevereiro de 2007).

Anónimo disse...

Já após o deplorável episódio das agressões na Assembleia de Freguesia de São Domingos de Benfica, Sérgio Lipari Pinto foi acusado pelo líder do PSD na Amadora, Carlos Reis, de ter-se lançado a ele para lhe dar uma sova, na presença de testemunhas (Público de 13 de Julho de 2007 e é interessante ver os comentários na edição on-line bem reveladores de que há muitas pessoas que conhecem bem a fama de Sérgio Lipari Pinto em tempos antigos). Nos anos oitenta, Sérgio Lipari Pinto praticava musculação e artes marciais em ginásios de má fama frequentados por gorilas de péssima reputação e em Macau Sérgio Lipari Pinto aperfeiçoou as suas aptidões. Sérgio Lipari Pinto sempre teve um complexo por ser de baixa estatura e pretendeu compensar através da aprendizagem de artes marciais para as utilizar no mau sentido. Em criança em Moçambique Sérgio Lipari Pinto levava muita pancada dos colegas e talvez venha daí o facto de Sérgio Lipari Pinto ter ficado traumatizado e ser mal formado.

Anónimo disse...

Quando dirigiu a Gebalis, Sérgio Lipari Pinto meteu lá 26 militantes da secção A do PSD. Enquanto vereador, Sérgio Lipari Pinto também deu emprego aos seus 32 assessores. Despudoramente, A MULHER DE SÉRGIO LIPARI PINTO, Cristina Lóios Pinto, ingressou numa empresa municipal: a EPAL.

Anónimo disse...

Enquanto Sérgio Lipari Pinto foi director-geral da Gebalis, a empresa contratou 112 pessoas, de acordo com o vereador José Sá Fernandes (Correio da Manhã de 28 de Fevereiro de 2007). “A crise institucional provocada por Sérgio Lipari Pinto acabou por colocar em causa a existência da própria empresa”, segundo o vereador Dias Baptista (Jornal de Notícias de 20 de Abril de 2007).

Anónimo disse...

Em 12 de Dezembro de 2006, o Deputado Municipal António Modesto Navarro denunciou na Assembleia Municipal as “anedotas caídas no domínio público” do vereador Sérgio Lipari Pinto, que intitulou de “maestro”. A empresa Clave de Soft foi contratada para que fossem dadas aulas de música em 38 escolas do 1º ciclo. Os monitores desta empresa eram animadores de outras áreas artísticas que não tinham conhecimentos de música e que utilizavam CDs “nessa missão de enganar as crianças”, segundo o referido deputado.

Anónimo disse...

Sérgio Lipari Pinto está a ser investigado pela Polícia Judiciária. Sérgio Lipari Pinto nega todas as acusações no entanto foi uma militante do próprio PSD que denunciou Sérgio Lipari Pinto por e-mail . Ver a notícia http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=00281515-3333-3333-3333-000000281515&channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090

A Vereadora Helena Roseta confirma o envio deste e-mail sobre Sérgio Lipari Pinto por uma militante do PSD devidamente identificada: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=332865&visual=26
Também a Vereadora Ana Sara Brito revelou que o e-mail sobre Sérgio Lipari Pinto tem essa origem: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=332817&visual=26

Anónimo disse...

O nome de Sérgio Lipari Pinto está tão enlameado que ele resolveu mudar de nome na Ordem dos Advogados . Sérgio Lipari Pinto foi readmitido na Ordem dos Advogados e já pode novamente exercer advocacia. Mas poucos confiariam um caso a uma pessoa chamada Sérgio Lipari Pinto . Por isso na Ordem dos Advogados ele alterou o nome para Sérgio Garcia.

Anónimo disse...

O Dr. Sérgio Lipari Pinto presume-se inocente até prova em contrário isto é somente se o Dr. Sérgio Lipari Pinto for condenado é que poderá haver consequências a nível da carreira política do Dr. Sérgio Lipari Pinto que aliás mereceu a confiança do PSD.