segunda-feira, março 06, 2006

Recolha dos Resíduos Sólidos

No seguimento de um comentário colocado no blog pela Patrícia, e tendo nós também constatado o facto no passado Domingo, remetemos uma reclamação para a Câmara Municipal de Lisboa, através do email do munícipe, relativamente à ausência de ecopontos nos empreendimentos das Galinheiras e Ameixoeira, bem como a deficiente recolha do lixo nos poucos contentores instalados:
"Boa tarde,
venho por este meio solicitar a necessária atenção dos serviços camarários para a acumulação de lixo na zona dos novos empreendimentos da Ameixoeira e Galinheiras (promovidos pela CML). De facto, apesar de terem colocado contentores do lixo nas ruas (se bem que em quantidade insuficiente) a recolha dos resíduos não tem sido efectuada com a necessária regularidade, ocasionando a acumulação excessiva de resíduos sólidos na via pública.
Por outro lado, não existem ecopontos nestes empreendimentos, pelo que solicito informação sobre o prazo previsto para a colocação de ecopontos em quantidade suficiente para as necessidades dos moradores, bem como o reforço dos contentores do lixo e da sua recolha."
Como já referi noutros posts, convido os leitores a remeter a mesma reclamação para a Câmara Municipal de Lisboa, no sentido de se pressionar a entidade pública e resolver esta situação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já remeti a minha.

A situação está fora de controle, neste fim de semana com o vento que se sentiu as caixas de cartao vazias andavam a passear livremente pela Rua Fernando Gusmão.

Com tanta publicidade a favor da reciclagem é quase um insulto num empreendimento novo nao existirem ecopontos.

Obrigado pela disponibilidade
Patricia

Anónimo disse...

Realmente a situação dos caixotes do lixo têm de ser resolvida, a minha casa fica no R/C nas Galinheiras e no outro lado da rua está um caixote, este fim de semana só ouvia o lixo a voar e a sair do caixote e do lado dele, eu própria ainda guardo dentro da dispensa todos os caixotes das mudanças pois aguardo uma solução, e quando saio, maioria das vezes levo o lixo comigo e deito noutro sitio, recuso-me a coloca-lo no chão como tenho verificado algumas pessoas a fazer.

Apesar da situação ter de ser resolvida com urgência, até lá todos os que lá vão ou já lá moram, podiam ajudar à situação não ficar degradante, o caixote em frente a mim, não estava assim tão cheio(eu coloquei lá o meu lixo), mas no entanto continuavam a colocar lixo no chão.

A zona de entrada e as passagens ao lado dos blocos, estão sujas de papel, plásticos e por aí fora,que com a chuva colaram ao chão.

Fora os imensos papeis de publicidade que foram colocados nos nossos correios, que muitos deixam cair no chão (Felizmente no meu Bloco não constatei isso, também só lá estão 5 pessoas), mas irei colocar um saco à entrada na esperança que coloquem lá o lixo de papeis que vai sendo acumulado com as mudanças, do correio, e dos senhores da Luz/Gás/Agua, que deixam no chão e passar com uma vassora.

Até existir condomínios formados, na minha opinião, cabe a cada inquilino tentar manter o mais limpo possível a sua zona envolvente, e a solução dos que estão no 1º/2º e 3º, não é varrer as varandas para os pátios, pois existem pessoas no R/c que também limpam as suas escadas ( como eu fiz).

Apesar de existirem n Erros na zona, se todos tentarmos contribuir um pouco a situação não fica tão degradante até existirem soluções por parte das entidades respectivas.

Obrigada,
Sara