segunda-feira, março 27, 2006

Voltar à Carga - Carris e CML

Caros vizinhos

Desde há algum tempo que não escrevo no blog.

Não por falta de tempo, mas, devo reconhecer, por falta de algum assunto novo ou notícias novas sobre aspectos já tratados neste blog.

Sendo assim, voltei à carga com 2 assuntos já referidos:

- A recolha do lixo e os espaços verdes do empreendimento
Remeti email para o Gabinete do Presidente da CML e para o Email do Munícipe, com o seguinte teor:

“Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Venho por este meio solicitar a melhor atenção dos serviços camarários para a situação extremamente degradante a que se chegou no novíssimo Empreendimento das Galinheiras (Que V. Exa tão bem conhece), relativamente à colocação de contentores e recolha do lixo e manutenção dos espaços verdes.

É enorme a acumulação de lixo na zona dos novos empreendimentos da Ameixoeira e Galinheiras (promovidos e divulgados pela CML). De facto, apesar de terem colocado contentores do lixo nas ruas, estes são em quantidade manifestamente insuficiente, para além da recolha dos resíduos não ser efectuada com a necessária regularidade, ocasionando a acumulação excessiva de resíduos sólidos na via pública, que, com o vento se espalha por todo o espaço público. Esta situação ainda é mais impulsionada pelo facto de muitos agregados familiares se estarem a instalar nos apartamentos, ocasionando desta forma um maior volume de lixo.
Por outro lado, não existem ecopontos nestes empreendimentos, pelo que solicito informação sobre o prazo previsto para a colocação de ecopontos em quantidade suficiente para as necessidades dos moradores, bem como o reforço dos contentores do lixo e da sua recolha.

Por último, os espaços verdes públicos do empreendimento estão em completo abandono desde que a HSE deixou de cumprir a tarefa de manutenção (conforme acordado entre a HSE e a CML a manutenção seria feita pela HSE até 30 de Janeiro de 2006), pelo que se solicita à CML a devida manutenção dos espaços verdes do Empreendimento Das Galinheiras e Ameixoeira.

Solicito uma resposta tão urgente quanto possível, tendo em atenção que não obtive qualquer resposta dos serviços da Câmara para um email remetido para o “Email do Munícipe” em 06 de Março do corrente ano.

Melhores cumprimentos

João Pinto”


- A necessidade de melhorar a oferta da Carris.
Remeti o seguinte email para o Provedor da Carris:

“Exmo senhor

Tendo em consideração o facto de os novos empreendimentos das Galinheiras e Ameixoeira promovidos pela Câmara Municipal de Lisboa estarem neste momento em fase crescente de ocupação por parte dos 910 agregados familiares que o compõem, venho por este meio colocar à V. melhor consideração a necessidade de incrementar a oferta da Carris para esta zona.
De facto, tenho conhecimento que a zona das Galinheiras é servida pelas seguintes linhas:

Carreira 17, Pr. Chile - Fetais, via Areeiro, Av. Brasil, Charneca e Galinheiras;Carreira 17C, Charneca - Charneca / circulação Bº. Chapeleiro, via Galinheiras e Bairro do Chapeleiro;Carreira 106, Campo Grande (metro) - Galinheiras, via Lumiar e Torrinha;Carreira 108, Campo Grande (metro) - Galinheiras, via Lumiar, Musgueira e Charneca.

Todavia, não podemos contornar o facto de que esta zona está a sofrer um aumento populacional de quase 3.000 habitantes, derivado destes novos empreendimentos.

Julgo, pelo referido, que é imprescindível o reforço das carreiras na zona, nomeadamente com a implementação de um percurso entre as Galinheiras e o Metro da Ameixoeira (ou o prolongamento da carreira nº 3 que termina a sua marcha na Charneca).

Desta forma, solicito a V. Exa a melhor atenção para o assunto agora exposto.

Melhores cumprimentos

João Pinto”



Desta forma, aguardo algumas respostas relativas aos assuntos abordados, sendo que, como é habitual, convido todos os vizinhos a agirem da mesma forma.

Sem comentários: